segunda-feira, 20 de julho de 2009

A Lua e o futuro

Hoje se comemora os quarenta anos da chegada do Homo sapiens à Lua. Geralmente também é considerado o término da "Corrida Espacial" entre Estados Unidos e União Soviética, iniciada em 1957 com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik. Outras coisas importantes foram feitas em termos de exploração espacial após essa data, como a Mir e o Skylab, a mensagem de Arecibo, o Hubble e as sondas Galileu, sem esquecer da Estação Espacial Internacional, talvez mais significativa em termos de pesquisa científica do que todos os anteriores.

Mas, em minha opinião, falta algo da emoção desses primeiros projetos, como se o ponto de convergência tivesse passado e agora a exploração espacial se resuma a algumas melhorias e especializações, sem um grande projeto que mobilize o público e crie novos mitos e novas idealizações. Talvez seja por isso que, ultimamente, a literatura de ficção científica esteja dormente, sem grandes obras novas, apenas uma ou outra releitura de obras antigas.

Não vou me estender, já que o objetivo é só lembrar da importância dessa data, mas registro aqui minha esperança de que o projeto de exploração de Marte seja levado adiante e que uma futura missão tripulada ao planeta vermelho reanime a emoção da exploração espacial e traga uma nova leva de sonhos e projetos para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário